mídias sociais

Seis perfis de Instagram para seguir

Foto: Pixabay

Muito além dos selfies e das fotografias postadas pelos artistas preferidos, o Instagram pode ser uma deliciosa viagem pelo trabalho de fotógrafos profissionais, pode ser o mecanismo pelo qual faremos boas reflexões, passagem para diferentes lugares no mundo e entretenimento por meio de ilustrações, por exemplo. Existe na plataforma uma boa turma que vale a pena seguir para sairmos da nossa caixinha e ampliarmos nossas próprias opiniões.

Confira, a seguir, seis perfis de Instagram que vale a pena seguir:

1 - Gabriela Shapazian e a crise dos refugiados

Perfis de Instagram que vale a pena seguir

Ela é uma adolescente, mas já viveu experiências mais fortes que a de muitos adultos. A paulista Gabriela Shapazian (foto) e a sua mãe, Kety Shapazian, decidiram que elas não iriam apenas falar sobre a crise mundial dos refugiados, mas fazer algo concreto para ajudar. Por isso, mãe e filha viajam para atuar de forma voluntária na Grécia, ajudando imigrantes da Síria, do Afeganistão e de outros lugares que chegam de barco às ilhas do país, que é porta de entrada para a Europa. Em algumas dessas viagens, Gabriela também vai sozinha. Os recursos que elas conseguem  vêm da venda de flores artificiais num projeto chamado “Flores para os Refugiados”, no mercado da Vila Madalena, em São Paulo. Seguir o perfil de Gabriela no Instagram é ter acesso a um olhar direto sobre a lamentável situação desses seres humanos que estão em busca de um novo lugar para viver. 

2 - Lee Jeffries e a dura vida de pessoas em situação de rua

As imagens em preto e branco do fotógrafo inglês Lee Jeffries expressam, ao mesmo tempo, a crueza e a vulnerabilidade da vida de pessoas em situação de rua. As fotografias, muitas vezes, focadas apenas no rosto dos personagens, mostram com alta nitidez cada ruga e expressão de olhar. Para quem gosta do trabalho de fotógrafos profissionais, a exposição das imagens dele no Instagram é um convite à reflexão sobre como quão dura pode ser a rotina dessas pessoas. 

3 - Janelateral e a leveza da ilustração

 

Não consegui descobrir o nome do responsável pelo Instagram Janela Lateral. Na bio da página, ele menciona "Arquiteto e ilustrador paulista de 27 anos, poetizando os desenhos e os carinhos". Explicação melhor não há para esse perfil recheado de desenhos fofos, marcados principalmente, por traços pretos, brancos e vermelhos. Uma viagem que remete às páginas de uma cartilha infantil.  

4 - Sociologia Líquida e suas reflexões

Com a descrição de "Questione! Debates complexos em simples ilustrações", o perfil Sociologia Líquida pode suscitar diferentes reflexões sobre a mesma imagem. A página incentiva o questionamento crítico sobre o comportamento da nossa sociedade, muitas vezes, sem usar uma palavra nas charges, ilustrações e tiras que publica. Uma ótima dica para os professores que gostam de usar as mídias sociais como complemento aos seus materiais pedagógicos. 

5 - Canal Mova e sua mensagem zen

Esse perfil publica vídeos breves com reflexões bastante interessantes da Monja Coen. Uma paulista, nascida em 1947, e registrada por Cláudia Dias Baptista de Sousa, que transformou não somente seu nome, mas a sua vida, para se dedicar ao zen budismo. Com uma voz serena, a Monja Coen fala sobre questões que dizem respeito a todos nós, tais como, arrependimento, propósito, verdade, apego, depressão, silêncio, tecnologia e amor. Ótima dica para aqueles dias em que nos sentimos um pouco perdidos na loucura  da vida!

6 - Crônicas Irônicas e o prazer da leitura 

E, por último, mas não menos importante, o "Crônicas Irônicas" também está no Instagram publicando frases de escritores famosos, trechos dos nossos textos e promovendo a Campanha Leia Mais, com objetivo de incentivar a leitura e ampliar o conhecimento das pessoas sobre si mesmas e o mundo.

 

 

 

 


Comentários
Seja o primeiro(a) a comentar!
Envie seu comentário
Os comentários são submetidos à avaliação antes da publicação. As mensagens de teor ofensivo ou preconceituoso não serão publicadas.
Você também pode comentar usando o Facebook