dica de filme

O Menino que Descobriu o Vento: uma história inspiradora

Alguns títulos de filmes são verdadeiros convites, ainda mais quando vêm com a frase “baseado em uma história real”. Duas misturas que não resisto!
Foto: Divulgação

Alguns títulos de filmes são verdadeiros convites, ainda mais quando vêm com a frase “baseado em uma história real”. Duas misturas que não resisto! Foi assim com “O Menino que Descobriu o Vento”. O longa produzido pela Netflix narra a história de um garoto do Malaui, país da África Oriental, que inspirado por um livro de Ciências, constrói uma turbina eólica para salvar seu vilarejo da fome.

O filme é estrelado pelo adolescente Maxwell Simba, que interpreta o personagem principal William Kamkwamba, além do veterano Chiwetel Ejiofor, rosto conhecido no Brasil, e a senegalesa Aïssa Maïga, e relata como a educação pode ser uma arma poderosa de transformação.
 
Em 2001, a região onde morava a família de William foi assolada pela seca, destruindo todas as plantações. O lugar que já era precário, sem acesso às informações ao redor do mundo e ao uso de tecnologias já consolidadas em outros países, passa a ter mais um grave problema: a fome. Ainda assim, o jovem, com talento nato e forte vontade de encontrar uma solução, consegue minimizar a dura realidade do lugar onde vive sua família e amigos.
 
“O Menino que Descobriu o Vento” é um daqueles filmes que mostra como os seres humanos que fazem a diferença no mundo encontram soluções em meio à adversidade.

Maxwell SimbaA obra também é uma ótima dica para adolescentes já que mostra como a educação, pouco valorizada por alguns jovens, é considerada uma bênção de difícil acesso a outros.

Fique por dentro:
  • O filme é baseado no livro de memórias The Boy Who Harnessed The Wind, de William Kamkwamba e Bryan Mealer. A obra em português também com o título "O Menino que Descobriu o Vento" está disponível para venda nos sites da Saraiva, Estante Virtual e Amazon. Valores entre R$35,00 a R$49,90, sujeitos à variação.

  • Veja o vídeo do TED em que William Kamkwamba conta sua história. Confira aqui

Trailer O Menino que Descobriu o Vento:

 

Imagem 2 - William é interpretado pelo queniano Maxwell Simba – Photo by Ilze Kitshoff
 

 

 

 

 


Comentários
Seja o primeiro(a) a comentar!
Envie seu comentário
Os comentários são submetidos à avaliação antes da publicação. As mensagens de teor ofensivo ou preconceituoso não serão publicadas.
Você também pode comentar usando o Facebook