personalidade

15 frases de Flávio Gikovate sobre autoconhecimento e bem-estar

Com presença relevante na internet, por meio de seu site oficial e redes sociais como Facebook e Twitter, o psiquiatra conseguiu - durante sua vida e carreira - abordar temas que são comuns a
Foto: CPFL Cultura/Flickr CC

Sabe aqueles dias em que você se vê perdido, precisando de um bom conselho? Quem sabe os pensamentos do psiquiatra e psicoterapeuta Flávio Gikovate possam te ajudar! Com um nome conhecido na mídia graças à presença em programas de TV e como apresentador do programa “No Divã com Gikovate”, na rádio CBN, ele ganhou a confiança do público devido à abordagem simples e direta sobre questões humanas tão comuns a todos.

Com presença relevante na internet, por meio de seu site oficial e redes sociais como Facebook e Twitter, o psiquiatra tratava de temas como relacionamento amoroso, familiar e sexual, inclusive, publicando vídeos sobre esses assuntos no Youtube. Faleceu no dia 16 de outubro de 2016, aos 73 anos, devido a um câncer, mas deixou um valioso legado com 35 livros publicados, além de vídeos, artigos e entrevistas. 

Mesmo após o seu falecimento, as redes sociais do médico continuam sendo alimentadas por uma equipe, que compartilha trechos de tratados relevantes, para que possamos ter mais clareza sobre nós mesmos e nossas relações. Por isso, selecionamos 15 frases de Flávio Gikovate que podem colaborar para o nosso autoconhecimento e bem-estar:

Sobre o câncer

1. “Não adianta ficar reclamando, perguntando por quê. Tudo bobagem, porque, se o aspecto psicológico não influi na origem do tumor, ele é muito importante na recuperação”.

2. “Aprendi muita coisa com meus pacientes. Tenho 50 anos de profissão e acompanhei pelo menos entre 50 e cem pacientes com essa doença. Aprendi que você precisa de três coisas para se dar bem com esse tipo de obstáculo: serenidade, docilidade e persistência.”

Sobre convivência 

3. “É absolutamente impossível viver sem ter de enfrentar, várias vezes por dia, pequenos aborrecimentos e decepções.”

4. “Têm melhor qualidade de vida os que sabem viver com temperança, evitando exageros e posturas radicais de o todo tipo; e que têm humor estável.”

5. “As pessoas legais, as que se preocupam com o bem-estar dos interlocutores, deveriam aprender a se defender melhor dos que não são como elas.”

6. “Num clima mais pessoal, é a inveja a força motriz da calúnia: ela pretende desqualificar alguém que nos incomoda em razão de suas qualidades.”

7. “Os mais generosos têm enorme dificuldade de mudar: ao tentar evoluir e defender melhor seus direitos temem estar se tornando muito egoístas.”

8. “Mesmo em situações sociais, vez por outra, a máscara do egoísta cai: quando expostos a frustrações, perdem a pose e reagem com agressividade.”

9. “Um item indispensável para quem pretende ser mais sábio é não ser tão competitivo: não se trata de ser melhor ou pior do que outras pessoas!”

10. “Ser honestos e sinceros não nos dá o direito de dizer tudo que pensamos.”

Sobre autoconhecimento

11. “Nada afasta mais as pessoas da agradável e cobiçada sensação de liberdade do que as belas ideias falsas. A luz renasce para as pessoas que não se obrigam mais a ser o que não são apenas para estarem de acordo com certas convicções e teorias que desprezaram a verdadeira natureza humana...”

12. "Cada nova ideia que nos penetra irá desorganizar nosso sistema de pensar e derrubá-lo como a um castelo de cartas. Reconstituí-lo é avançar!"

Sobre o amor

13. “Quem ama trata de poupar ao máximo o amado de todo o tipo de fardo ou ônus. Tenta fazer sua vida a mais agradável e gratificante possível.”

14. “Amor implica depender, estar na mão da outra pessoa. Por isso, amar alguém que não nos transmite confiança é ser irresponsável para consigo mesmo.” 

15. "Os solteiros que estão mal são os que ainda sonham com o amor romântico. Pensam que precisam de outra pessoa para se completar. Como Vinicius de Moraes, acham que ‘é impossível ser feliz sozinho’. Isso caducou. Daí, vivem tristes e deprimidos."

Saiba mais:

Acesse aqui os livros gratuitos de Flávio Gikovate


Comentários
Seja o primeiro(a) a comentar!
Envie seu comentário
Os comentários são submetidos à avaliação antes da publicação. As mensagens de teor ofensivo ou preconceituoso não serão publicadas.
Você também pode comentar usando o Facebook