personalidade

John Muir: o visionário ambiental

Lutar contra a construção de barragens, viajar pelo mundo para conhecer de perto a diversidade ambiental do Planeta, escrever livros e artigos em defesa do meio ambiente e se mobilizar pela c
Foto: Domínio Público

Lutar contra a construção de barragens, viajar pelo mundo para conhecer de perto a diversidade ambiental do Planeta, escrever livros e artigos em defesa do meio ambiente e se mobilizar pela criação de parques nacionais. Com certeza, você já ouviu a história de alguém que realizou algum desses feitos, não é mesmo? Agora, imagine fazer tudo isso em pleno século 19, época em que falar sobre conservação da natureza era um discurso de pouquíssimos.

John Muir foi um desses raros nomes. Com sua visão de futuro, fez do amor à natureza sua razão de viver. Nascido em 21 de abril de 1838 em Dubar, na Escócia, foi criado por um pai rigoroso que o fazia trabalhar de sol a sol junto do irmão. Labuta que não tirava do então menino a vontade de correr pelos bosques sempre que surgia uma oportunidade. Inventivo, gostava de criar objetos na escola, e ainda criança, migrou com a família para os Estados Unidos (EUA), no estado de Wisconsin, Região Norte do país. Essa foi a primeira de muitas viagens que ele faria durante a vida.

Conheceu todos os continentes da Terra, com exceção da Antártica. E registrou as impressões que ele tinha desses lugares em três centenas de artigos e dez livros. Dizia-se um apaixonado por viajar e defendia que perdíamos tempo demais ocupados em ganhar dinheiro em vez de nos dedicarmos às coisas que trazem alegria.
Pelo mundo

 

Em 1862, Muir iniciou uma excursão pelo norte dos EUA e pelo Canadá, mantendo-se por meio de pequenos serviços e conhecendo paisagens ainda pouco exploradas pelo homem. Em 1867, sofreu um acidente em uma fábrica de peças de carruagens, que quase o deixou cego de um olho, mas que mudaria sua forma de viver. Quando se recuperou, decidiu se ocupar da preservação das matas e iniciou uma viagem de 1.600 quilômetros, saindo de Indianápolis até o Golfo do México. Dali continuou seu percurso conhecendo Cuba, Panamá e cruzando o istmo até o Pacífico. Foi de barco até a cidade de São Francisco, no estado da Califórnia, onde chegou em março de 1868. 

Encantado pelas montanhas da Sierra Nevada e Yosemite, viveu por um tempo na região. Nesse local, há um monte que leva seu nome.

Em 1892 fundou, junto com amigos, o Sierra Club com o objetivo de “fazer algo pelas terras selvagens e alegrar as montanhas”. Entidade que permanece atuante nas causas ambientais na cidade de Madison, EUA.

Alcance

Seus escritos se tornaram tão influentes que Theodore Roosevelt, presidente norte-americano entre 1901 e 1909, o visitou para que ambos elaborassem um plano de conservação para o país. As ideias de Muir também incentivaram Roosevelt a criar o Parque Nacional de Yosemite. E influenciaram os primeiros passos tanto do conservacionismo quanto dos fundamentos para a defesa dos direitos dos animais. Muir ainda travou diversas lutas contra a construção de barragens em áreas de parques nacionais. Infelizmente, perdeu algumas delas, como a construção da represa de Hetch Hetchy Valley, em Yosemite, em 1913.

Faleceu em dezembro de 1914. Mas, graças ao seu pensamento visionário e às obras publicadas, suas ideias permanecem atuais. Conheça algumas delas nas frases de John Muir que selecionamos a seguir:  

“Estou perdendo dias preciosos. Estou degenerando em uma máquina para ganhar dinheiro. Não estou aprendendo nada neste mundo trivial de homens. Preciso partir e sair para as montanhas para saber as novidades.”

"A maioria das pessoas está no mundo, não nele."

"Quem não seria um alpinista? Aqui em cima todos os prêmios do mundo não parecem nada."

"Poucos lugares neste mundo são mais perigosos que o lar. Não tenha medo, portanto, de experimentar os passeios nas montanhas. Eles vão salvar você da apatia mortal, libertá-lo e convocar todo o seu pensamento para uma ação vigorosa e entusiasmada.”

"O mundo é grande e eu quero ter um bom olhar para ele antes que escureça."

"Quando tentamos descobrir alguma coisa por si só, percebemos que ela está ligada a tudo mais no Universo."

"Eu só saí para dar uma volta e finalmente concluí que fiquei lá fora até o pôr-do-sol, porque quando pensei que saía, eu estava realmente era entrando."

"Em cada caminhada com a natureza, se recebe muito mais do que se procura."

"Há um amor da natureza selvagem em todos, um amor-mãe antigo. Mostrando-se, sendo reconhecido ou não, e no entanto, sempre nos cobrindo por cuidados e deveres."

"Um dia de ida às montanhas é melhor do que um carro cheio de livros."

"A maioria das pessoas que viaja só olha para o que eles são direcionados a olhar. Grande é o poder do guia, mas no entanto, é um ignorante. "

"Nunca vi uma árvore descontente."

"Nenhuma das paisagens da natureza são feias, desde que sejam selvagens."

"O caminho mais claro para o Universo é através de um deserto florestal."

"Só andando sozinho em silêncio, sem bagagem, pode-se realmente entrar no coração do deserto. Todas as outras viagens são meros pós, hotéis, bagagens e conversas. "

"Milhares de pessoas cansadas, abaladas e civilizadas estão começando a descobrir que ir para as montanhas é como voltar para casa. Que estar em lugares selvagens é uma necessidade e que os parques e reservas são úteis não só como fontes de rios, de madeira e de irrigação, mas como fontes de vida."

"As montanhas são fontes para os homens assim como são os rios, as geleiras e o solo fértil. Os grandes poetas, filósofos, profetas, homens capazes, cujos pensamentos e ações moveram o mundo, vieram das montanhas. Habitantes que cresceram lá tal como as árvores da floresta nas oficinas da natureza.”

"Ir para as montanhas é estar indo para casa."


Publicado originalmente no site da Revista Ecológico

 

 

 

 


Comentários
Rômulo Ribon
John Muir e Aldo Leopold: dois gigantes contemporâneos.
Envie seu comentário
Os comentários são submetidos à avaliação antes da publicação. As mensagens de teor ofensivo ou preconceituoso não serão publicadas.
Você também pode comentar usando o Facebook