dica de filme

Por que assistir O Som do Silêncio, obra que concorreu a Melhor Filme do Oscar 2021?

Foto: Ruben Stone, protagonizado por Riz Ahmed /Divulgação

"O Som do Silêncio", dirigido por Darius Marder, é uma das obras que concorre, entre outras categorias*, a Melhor Filme, no Oscar 2021, na noite deste domingo (25/04).

Disponível na Amazon Prime, aproveitei meu sábado para assistir.

Ruben Stone, protagonizado por Riz Ahmed, é um jovem baterista de heavy metal que vive em um trailer com a namorada Louise, interpretada pela atriz Olivia Cooke.

Exposto, constantemente, a sons altos devido à sua turnê de shows, Ruben perde a audição e vê sua vida transformada. Agora como deficiente auditivo, ele se estabelece em uma comunidade de pessoas sem audição para reaprender a viver. 

A perspectiva do filme se passa a partir da vivência de Ruben e, em muitas cenas, o espectador se sente na pele do protagonista: alguém que acaba de aterrissar em outro universo, sem saber a linguagem dos sinais e que, ainda, pensa como uma pessoa com audição. 

Para mim, o recado mais importante do filme se refere ao valor do silêncio, nestes tempos de tanto barulho e tumulto, e como a vida sempre nos impõe resiliência e adaptação.

Por acaso, hoje vi um vídeo do escritor Ariano Suassuna em que ele comenta sobre uma famosa frase de William Shakespeare: "A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e de fúria, sem sentido algum."

Quando estamos em silêncio, o que realmente ouvimos?, talvez seja a pergunta mais profunda do filme que não é somente sobre alguém que perde a audição, mas sobre um ser humano que precisa se reinventar. 

Fique por dentro: *
“O som do silêncio” está indicado em seis categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Riz Ahmed), Melhor Ator Coadjuvante (Paul Raci), Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem e Melhor Som.

Assista abaixo ao trailer do filme:


Comentários
Seja o primeiro(a) a comentar!
Envie seu comentário
Os comentários são submetidos à avaliação antes da publicação. As mensagens de teor ofensivo ou preconceituoso não serão publicadas.
Você também pode comentar usando o Facebook