dica de livro

Duas dicas de livros: A Metamorfose e Diário de Anne Frank

As obras “A Metamorfose”, de Franz Kafka, e o “Diário de Anne Frank”, da autora homônima, me seduziram a ponto de dedicar todo tempo livre a elas
Foto: Divulgação

Ler dois livros em uma semana é um feito louvável para quem precisa conciliar a rotina diária de trabalho com os compromissos pessoais. Mas, as obras “A Metamorfose”, de Franz Kafka, e o “Diário de Anne Frank”, da autora homônima, me seduziram a ponto de dedicar todo tempo livre a elas. Apesar de terem relativas poucas páginas, são considerados clássicos da literatura.

“A Metamorfose”é uma novela escrita em apenas 20 dias pelo tcheco Franz Kafka. Um livro pequeno, mas que traz uma história, no mínimo, inusitada. Gregor, o personagem principal acorda num “belo dia” e percebe que havia se transformado em um inseto. A partir daí, por questões óbvias, ele se vê impossibilitado de continuar trabalhando e a sua relação com a família muda radicalmente. Em algumas passagens do livro, é impossível não sentir um asco quando o personagem se descreve na condição de inseto. E é justamente esse realismo fantástico da obra, que a torna tão interessante! A leitura é fácil e traz uma reflexão sobre o poder das aparências. Em tempo: Kafka inspirou grandes nomes da literatura, como o colombiano Gabriel García Márquez , Prêmio Nobel de Literatura de 1982.

Já o “Diário de Anne Frank” é um livro conhecido mundialmente, principalmente, como referência a respeito do sofrimento dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A obra é um diário real de uma adolescente que vivia em Amsterdã (Holanda) e que, em 1942, se viu obrigada a viver escondida em um anexo de sótão, juntamente com seus pais, sua irmã Margot e mais quatro pessoas. Anne relata o dia a dia desse esconderijo onde ela viveu por longos dois anos sem poder sequer abrir as janelas ou colocar os pés na rua. Por meio dos relatos de Anne, podemos embarcar em questões pessoais muito próprias de qualquer menina adolescente, seja na década de 1940 ou hoje, além de entender as dificuldades do confinamento, tais como convívio, escassez de alimentos, além de toda a tristeza que a Segunda Guerra impôs a milhares de famílias. Naquele ambiente fechado, também é possível perceber a resiliência humana e até mesmo o surgimento do primeiro amor de Anne.  Um ótimo livro para quem gosta de referências sobre esse período, além de uma leitura ideal para o público adolescente!

Dica de livro em um minuto no nosso canal no Youtube:

O Diário de Anne Frank


Comentários
Seja o primeiro(a) a comentar!
Envie seu comentário
Os comentários são submetidos à avaliação antes da publicação. As mensagens de teor ofensivo ou preconceituoso não serão publicadas.
Você também pode comentar usando o Facebook