texto sobre cozinhar

Este não é um texto sobre fubá ou quarentena

Pesquisas infundadas apontam: nove, em cada dez pessoas, testaram uma receita durante o isolamento
Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Há alguns dias comentei com duas amigas que eu havia comprado um quilo de fubá e, pelo fato de morar sozinha, esse volume era suficiente para considerar que eu estava estocando comida em tempos de pandemia. Pois bem, nos últimos dias, minha vida se resume a fubá: já fiz bolo, bolinho e até crônica! Haja criatividade culinária!

Durante estes dias de isolamento social, o meu lado cozinheira, finalmente, despertou do quarto escuro onde ele dormia. Confesso que não me importava de vê-lo adormecido, pois os restaurantes, durante o horário de almoço do trabalho e, os cafés da tarde na empresa, resolviam a minha vida facilmente. 

Porém, neste momento, em que para muitas pessoas, o escritório virou a nossa casa, a cozinha tornou-se um espaço para terapia, distração e fracassos. Que o diga a página @chefsnaquarentena com fotos hilárias sobre receitas que não deram certo.

Entretanto, os meus amigos das redes sociais, não se encaixam nos perfis de cozinheiros desastrados. Já vi conhecido postando foto de pão que parecia ter saído de uma nobre padaria e amigo publicando imagem de bolo de cenoura, com calda de chocolate caprichada. Sinto que nos tornamos amigos de infância da Rita Lobo ou convidados especiais no programa do Rodrigo Hilbert. Sugiro, inclusive, que se popularize a hashtag #somostodoscozinheiros e, sim, nós engordamos!

Enlouquecida pelo confinamento, pensei que, quem sabe, deixaria de ser jornalista e investiria na carreira de boleira, mas logo me lembrei que até pouco tempo atrás meus bolos, ora ficavam queimados, ora secos, e entendi que esse meu talento não deveria cruzar as fronteiras da minha humilde cozinha. Por isso, dei-me por satisfeita em saber que evoluí no quesito pratos e panelas e que, neste período que mais parece filme de ficção científica, eu poderia fazer o papel da moça que come bolo enquanto, na mesa ao lado, Keanu Reeves e Denzel Washington conversam sobre uma invasão alienígena.


Copyright © 2020 I Cris Mendonça. Este não é um texto sobre fubá ou quarentena Todos os direitos reservados.

Comentários