texto sobre tristeza

Sobre a dor particular e a dor universal

Foto: Lucija Rasonja/Pixabay CC

Ontem eu chorei. Foi um choro profundo e doloroso. Sabe aquelas dores que precisam sair? Dores que escondemos, dores que negligenciamos, dores que disfarçamos. A motivação das minhas lágrimas foi uma cena na TV: uma família, com uma mãe grávida e seus outros quatro filhos pequenos, morando em uma "casa" sem paredes, ancorada sobre um rio. 

A tristeza que senti vendo aquela família desamparada, fez verter a minha dor. A minha casa emocional também estava incompleta sobre águas incertas. E chorei. Chorei pela dor de ver uma doença de alto contágio paralisando as nossas vidas, a nossa economia e nos sobrecarregar de medos. 

Eu ando cansada e triste, mas sinto que não tenho direito. Tenho saúde, um emprego, uma casa, família e comida na mesa. De fato, tudo o que é essencial e abençoado, eu tenho. 

Ainda assim, um vazio imenso me dói. Dói o silêncio, as grades nas janelas e as ruas vazias. As notícias - que tenho evitado - me machucam. O nó na garganta que não desata, me engasga. Rasgam-me o peito as notícias fúnebres de pessoas que me pintam como números e, ainda mais, das pessoas que pelos caminhos da vida conheci e jamais serão estatísticas.

Aqui, sentada em minha mesa, diante de uma janela cuja vista se perde entre prédios e uma serra, a luz da sala me ofusca. Falta alegria e falta vontade. Mas, vejo um horizonte que de mim não desiste. 

"Eu acho que estou feliz e triste, tudo que eu tenho cabe na minha mão" é o trecho de uma música da cantora mineira Ceumar. Meu sentimento é esse: em caixas separadas residem a minha dor e a minha gratidão. E, nestes terremotos emocionais que sacodem o meu coração, esses dois sentimentos se misturam. O vermelho da tristeza risca o azul da alegria (Ou será o inverso?). Eles que estão assim, em alguns momentos confundidos, em outras horas lado a lado, caminhando comigo como se fossem meus tutores.

Por desespero ou coragem, cismo que preciso organizar os meus armários. Jogo fora as inutilidades e passo um pano limpo, mas a sensação de bagunça não passa. Dentro de nós, algumas coisas demoram mais para se ajeitarem. 

Pelas telas e teclados, mora a falta medonha: da voz que ecoa, presencialmente, em um mesmo lugar, da palavra escrita com caneta Bic e da mão que toca o braço apenas por tocar. 

A vida tem me mostrado, feito mãe brava,  que com o tempo não se briga. Não adianta bater o pé, resmungar ou fechar a cara. É assim que vai ser! Os amores não chegarão na primavera, as chuvas de verão poderão tardar, no outono, pelo oposto, dias frios e noites quentes e, um inverno rigoroso persistindo, mais que o necessário.

Quando vejo as velhas fotografias sinto como se meu olhar, viesse carregando ao longo dos anos, todas as minhas tristezas, muito mais que as minhas alegrias.  E não importa se os cabelos brancos nos visitam ou se a leveza da infância foi-se embora. Desnecessário dizer que, talvez, não haja mais tempo, pois o próprio tempo é quem se pronuncia sobre o que ele há de entregar e levar. 



Copyright © 2021 I Cris Mendonça. Sobre a dor particular e a dor universal. Todos os direitos reservados.


Comentários
Marliane Freitas
Dor universal , o autor soube, na minha opinião, descrevê lá.
Marliane Freitas
Dor universal , o autor soube, na minha opinião, descrevê lá.
Envie seu comentário
Os comentários são submetidos à avaliação antes da publicação. As mensagens de teor ofensivo ou preconceituoso não serão publicadas.
Você também pode comentar usando o Facebook